11 práticas de SEO para estrutura de URLs

11 práticas de SEO para estrutura de URLs

11 práticas de SEO para estrutura de URLs, este artigo tem como objetivo demonstrar as melhores práticas de SEO para estrutura de URLs, como é possível potencializar seu site com a otimização de URLs.

Trabalho com SEO desde 2008, acompanho até hoje de perto aqui na Agência MDG todos processo envolvendo profissionais de SEO.

Com minha longa experiência ao longo dos anos, vou compartilhar um pouco os pontos importantes sobre a otimização de URLs, seus benefícios.

Quando você observa todo o projeto de fora, você consegue ver um padrão na repetição de tarefas, entre outros detalhes:
Dado este cenário, vou hoje compartilhar alguns pontos relevantes sobre a otimização de URLs, mas também quero destacar dois itens importantes:

  • URLs Amigáveis: É quando executamos a estruturação de um grupo de URLs para um cliente e em seguida validamos uma a uma as URLs produzidas;
  • Redirecionamentos: No decorrer do projeto, precisamos redirecionar URLs para outros endereços, algo essencial para reduzir a perda de fluxo de tráfego para clientes que clicam em URLs com links quebrados;

11 práticas de SEO para estrutura de URLs

Qual conhecimento devemos ter antes de aplicar as melhores práticas de SEO para estrutura de URLs

Vamos entender este conceito, quando olhamos para a barra do navegador e conseguimos identificar o conteúdo da página mesmo antes de ser carregada. Isto é ótimo não é mesmo? 

Definimos que quanto mais obvio for a URL em informar qual conteúdo tem em determinada página mesmo antes da leitura, consideramos uma ótima URL.
Assim uma única e simples linha que transmitirá informação suficiente sobre conteúdo e com um destaque por si só, chamando a atenção através de e-mails, links e mecanismos de busca!

Você vai entender se continuar a ler o conteúdo abaixo que uma URL é muito importante para seu negócio e se bem feita colabora para aumenta seu tráfego orgânico.

Melhores práticas de SEO para estrutura de URLs

A prática do bom senso é sempre um bom indicador, mas vamos ver alguns itens que vão auxiliar neste processo.

1 - Faz parte das melhores práticas de SEO para estrutura de URLs utiliza-las sempre Curtas

Quando for possível sempre peça a sua equipe interna ou agência que crie URLs mais curtas.

Não há uma regra do Google para isto, mas como objetivo deve ser foco na boa experiência do usuário.

O objetivo é facilitar a memorização das urls pelo usuário, compartilhamento facilitando a divulgação.

2 - Fique atento a muitos Parâmetros na URL

Em muitos casos é necessário que o sistema gerenciador do site (CMS) precise incluir parâmetros na URL para conseguir executar um filtro, uma busca ou alterar uma ordenação de informação.

Isto é bem comum mas ao mesmo tempo gera um certo problema junto aos mecanismos de busca, pois aumentam as chances da ocorrência de conteúdo duplicado.

3 - Faz parte das boas práticas de SEO para estrutura de URLs remover as Sessions IDs

Sessions ID’s em URLs como por exemplo www.meusite.com.br/jsessid=18fdeg9, em sua grande maioria, são utilizados apenas para marcar usuários.

Fazendo com que os mecanismos de busca, ao revisitarem o mesmo conteúdo, encontrem uma nova URL, gerando conteúdo duplicado.

Para o Google qualquer caractere diferente em uma URL é considerado uma nova URL.

Desta forma, se o seu CMS ou código cria estas variáveis de sessão, recomendamos que faça como nossa equipe de SEO, marcar o usuário com Cookies e não com uma variável de sessão na URL.

4 - Use palavras-chave na sua otimização de URL

É importante nas práticas de SEO para estrutura de URLs construir urls amigáveis, isto melhora o trafego orgânico.

Utilizando-se de palavras-chave referente a produtos ou serviços na URL você vai ter grandes benefícios.

Em um CMS você tem a opção de ativar as páginas dinâmicas, deixando assim o processo mais fácil.

Agora, se o seu projeto não for um CMS neste caso deve criar pastas e nomes dos arquivos com palavras relevante para seu negócio seguindo uma hierarquia pensando em qual conteúdo cada uma vai conter.

5 - Utilize palavras e não números

Evite uma URL desta forma http://seudominio.com.br/?p=153

Uma ótima URL é https://seudominio.com.br/bolos/bolos-de-leite-ninho/

Veja que é muito mais fácil identificar quando o próprio nome já informa do que se trata determinada pagina.

isto ajudar o Google a saber o que você esta oferecendo ao visitante.

Em uma pesquisa onde o usuário pesquisa por bolos há uma grande chance de seu site ser encontrado mais facilmente (claro vai depender da qualidade do conteúdo dentro da página também).

Há situações em que não há como ter toda URL sem número, neste caso não se preocupe faça as alterações possível mesmo que seja parcial, pois o mais importante é o conteúdo interno da página a URL é um complemento.

6 - Uma das práticas de SEO para estrutura de URLs é a padronização

Siga sempre um padrão de URL em todo o site de preferência a usar o hífen, para todas as URLS como no exemplo abaixo:
Use https://seudominio.com.br/bolos/bolos-de-leite-ninho/
Evite usar https://seudominio.com.br/bolos/bolos_de_leite_ninho/
Seguir um padrão ajuda na manutenção e facilita a navegação do site, além melhorar a leitura da URL pelos mecanismos de busca.

7 - Devo escrever ULRs com letras Maiúsculas e/ou Minúsculas?

Não há uma regra, mas escolha sempre construir URL com letras minúsculas.

Pois o Google reconhece como URLs diferente se você escrever uma URL com letra maiúscula e a mesma URL com letra minúscula veja o exemplo abaixo:

Letra minúscula https://seudominio.com.br/bolos/bolos-de-leite-ninho/
Letra maiúscula https://seudominio.com.br/Bolos/Bolos_de_Leite_ninho/
Para o Google são duas URLs distintas, então deve se ter cuidado para não ter duplicação de conteúdo.

8 - Por que devo utilizar o hífen para separar as palavras?

Existe algumas situações em que uma palavra-chave é muito importante para seu negócio.

Assim é vital que ela acabe se tornando uma URL neste caso o uso do hífen é o mais recomendável.

Mas alguns desenvolvedores utilizam-se de alternativas como o underline (_) e o mais (+). Mas pesando em otimização de site, o hífen tem maior aceitação e uso.


Até porque é a recomendação do Google e seu engenheiro Matt Cutts, já afirmou várias vezes que os robôs de rastreamento de conteúdo reconhecem o hífen como sendo um espaço em branco diferentemente do underline ou underscore.

Apenas uma observação não coloque um parágrafo como URL, lembre-se sempre procure criar URLs curtas quando possível.

9 - A importância de fazer a canonização de URLs

Sabia que hoje um dos maiores erros com URLs é a duplicação de conteúdo?

Já comentamos neste artigo acima situações em que pode existir conteúdo duplicado em seu site.

Mas vamos reforçar que se deve verificar se existe o uso da tag canonical para não ter problemas com conteúdo duplicado.

10 - Faça o redirecionamento 301 ao fazer otimização de URL

Somente se não houver escolha altere a estrutura de URLs do seu site.

A restrição é maior ainda se o site já está no ar a muito tempo.

Mas se for necessário então você deve fazer uso do redirecionamento 301 para sua nova URL, reduzindo assim os prejuízos desta mudança.

Algo que muitos profissionais despreparados fazem para poupar tempo é redirecionar todas as URL do site antigo para a nova URL do site novo.

Isto não é nada bom,  toda a sua autoridade adquirida ao longo dos anos vai estar distribuídas apenas na página inicial.

Aqui na agencia o foco é sempre no negocio do cliente então redirecionamos cada URL individualmente uma a uma, sempre com objetivo de redirecionar uma pagina de serviço ou produto para a URLs semelhante no site novo.

Assim teremos uma distribuição homogênea de autoridade.

Preservando o máximo possível aquela URL de um produto ou serviço que está bem posicionada no Google é que converte muito para o cliente.

11 - A arquitetura do site influencia na indexação?

Sim é muito importante ter uma arquitetura fluida onde melhora a experiência do usuário fazendo ele encontrar o conteúdo rápido.

Facilitando a leitura de páginas pelos robôs do Google.

Então deve estar atento a profundidade que o usuário tem que navegar para encontrar a página que deseja.

A mesma facilidade deve ter os robôs eles não gostam de ter que rastrear mais de 4 ou 5 de profundidade para encontrar um determinado conteúdo.

O ideal é usar até 3 páginas de profundidade como o exemplo https://seudominio.com.br/bolos/bolos-de-leite-ninho/

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Conclusão

Aplicar as melhores práticas de SEO para estrutura de URLs é idela que seja na fase de arquitetura do site é onde se deve criar as URLs de forma amigáveis sempre quando possível.

As URLs são algo essencial para traduzir o conteúdo de sua pagina, antes mesmo de ser carregada pelo usuário.

Sem as melhores práticas de SEO para estrutura de URLs.

Seu site pode estar deixando de receber muito trafego orgânico que pode se traduzir em mais leads e possível aumento de vendas.

Se sua equipe de TI não aplicar URLs amigáveis sua empresa pode estar perdendo dinheiro pelo ralo.

Espero este artigo sobre otimização de URL seja útil de alguma forma para seu negocio.

Se você tiver alguma dúvida deixe seu comentário abaixo.

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