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ToggleA importância do tráfego pago para sua empresa será abordado, a definição, relevância e quais as vantagens de fazer tráfego pago.
E como base ter um bom planejamento de marketing e saber quais as principais plataformas de tráfego são essenciais para iniciar.
Antes de tudo... O que é tráfego?
Tráfego orgânico x Tráfego pago
Tráfego orgânico
Primeiramente temos que salientar que um completa o outro. O ideal é sempre fortalecer todas as fontes de tráfego possíveis.
O tráfego orgânico quando falamos de mecanismos de busca é fundamental para todo negócio se manter saudável.
Basicamente ele funciona da seguinte forma, existe um trabalho de SEO (Otimização de busca) para posicionar o seu site nas primeiras páginas de pesquisa do google.
Dessa forma quando usuários pesquisarem pelo seu serviço ou produto, seu site aparecerá entre os primeiros possibilitando esses usuários a acessarem seu site. Isso sem pagar por publicidade.
Tráfego pago
A importância do tráfego pago para sua empresa, que em sua essência vamos comprar a atenção das pessoas para o conteúdo, produto ou serviço nas principais plataformas (Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e Youtube Ads) com objetivo de atrair clientes e audiência para o seu negócio.
Parece maravilhoso não? Mas tenho que atentar que, o tráfego pago sozinho não faz milagres.
Se você não tiver um planejamento de marketing bem traçado e uma jornada do consumidor que leva a oferta alinhada com o público que deseja atingir, muito provável que fracasse.
Como reforçamos que o tráfego orgânico e o tráfego pago andam lado a lado, trabalhar os conteúdos nas redes sociais e no site e se manter ativo é essencial.
Se manter ativo além de atrair pessoas de forma orgânica, beneficia o fluxo de pessoas de campanhas pagas que será consolidado com o conteúdo.
Dessa forma mantendo aqueles usuários ali próximo do seu negócio e de suas ofertas.
O que é um planejamento de marketing?
O planejamento de marketing é a base de toda sua presença digital.
Nele você vai traçar detalhadamente a sua persona, com quem o seu conteúdo e seu negócio vai conversar? O que o seu cliente consome na internet? Em qual plataforma ele está? Você vai traçar aspectos e peculiaridades do seu nicho.
Sempre medir os resultados, apenas com isso você irá saber se está no caminho certo, e saber identificar o que deve ser reajustado.
Com seu planejamento encaixado e já bem definido você consegue partir para compra de visibilidade para o seu negócio com tráfego, criando anúncios que conversem com possíveis clientes.
A importância do tráfego pago para o seu negócio - As 5 principais fontes.
1. Google Ads
O google é o maior mecanismo de buscas do mundo, ou seja, é onde 95% das pessoas pesquisam buscando por soluções ou serviços.
Mais de 40.000 mil buscas são feitas por segundo no Google, totalizando 3.5 milhões ao dia, será que nenhuma delas é alguém procurando pelo seu serviço?
O Google Ads é a plataforma mais utilizada para tráfego, sempre que um usuário pesquisar por um produto ou serviço terá anúncios que se localizam no topo das pesquisas, nas laterais e sites parceiros exemplo: Pesquisa do Youtube.
Como base de toda ferramenta de tráfego é feito um leilão para o seu site estar entre o topo da busca das pesquisas.
E alguns dos requisitos para se sobressair neste leilão são os seguintes aspectos, valor investido e a relevância do seu site
2. Facebook Ads/Instagram Ads
Essa plataforma não é uma rede de pesquisa nem de intenção, aqui trabalhamos mais a questão dos desejos.
O que isso quer dizer? Que anunciaremos para pessoas que estão em uma rede social, normalmente consumindo entretenimento e no seu momento de distração.
A ferramenta permite que você desenvolva anúncios com fotos e vídeos que vão ser exibidos dentro do Facebook e Instagram podendo levar a ações como exemplo: Conversa no WhatsApp, Visita no site, Cadastros, Conversas no direct e Conversões.
Possibilita, ainda, uma segmentação aprofundada é possível definir o seu público por interesses exemplo: Produtos para cabelo, motos.
Também é possível segmentar por gênero, idade, status civil, profissão e até por qual modelo de celular o usuário acessa a rede social.
3. Youtube Ads
O hábito dos usuários mudou bastante, o consumo de dados é de grande parte por vídeos.
Ter um anúncio em vídeo pode ser uma ótima isca para atrair visitantes e possíveis futuros clientes ao seu site.
A ferramenta te possibilita escolher canais onde vão passar os seus anúncios.
4. Taboola
Nesta plataforma você tem a possibilidade de exibir anúncios em grandes portais da internet, como sugestões de conteúdo.
Exemplo: se um usuário acessa o site Estadão e escolher ler sobre artigos de saúde, e você é um nutricionista é possível logo após a notícia sugerir um conteúdo que leve até sua página.
5. Pinterest Ads
Nesta plataforma você tem a possibilidade de exibir seus produtos em foto, vídeo e carrossel.
Mais de 46 milhões de pessoas usam o pinterest no Brasil.
As principais as vantagens do tráfego pago - A importância do tráfego pago para sua empresa
- Atrair clientes e leads para o seu negócio;
- Fortalece o posicionamento do seu site nas páginas de pesquisa;
- Fortalece a sua marca.
O ecossistema de conversões
Entenda a importância do tráfego pago para o seu negócio por meio do ecossistema de conversões é o seguinte cenário, todos os mecanismos de tráfego alinhados e funcionando juntos, e uma boa estratégia de marketing de conteúdo bem encaixadas.
Isso vai se transformar em um ecossistema de conversão onde você trará sempre fluxo de clientes sem parar para o site.
Isso se dá por cada serviço fortalecer um ao outro, quando funcionam em conjunto. (SEO, Google Ads, Facebook Ads)
Os dados gerados pelo do Google Ads vão diretamente para o pixel do Facebook que irá ajudar na otimização de suas campanhas dessa forma, facilitando na hora de encontrar o público-alvo do seu negócio.
Para entender mais sobre a ascensão das agências de marketing digital e as tendências futuras, confira os insights valiosos oferecidos no Think with Google.